Hospital de Ensino

O que é Hospital de ensino?
É um “espaço de referência da atenção à saúde para alta complexidade, a formação de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico…” (Portaria GM/MS 1702/2004)

Como começou?
Com o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino – parceria Ministério da Saúde — MS/Ministério da Educação — MEC – baseado em quatro eixos a serem desenvolvidos de forma integrada. (Portaria GM/MS nº 1.702/2004) 4 EIXOS-Gestão, Assistência, Ensino e Pesquisa

Qual o seu foco?
– Melhores práticas – Avaliação permanente – Compromisso de todos – Transparência da informação

Qual a sua competência?
Aos Hospitais de Ensino compete “ordenar a forma- ção de recursos humanos na área de saúde.” CF Art. 200, III Essa competência, originalmente atribu- ída ao Sistema Único de Saúde, recai sobre os Hospitais de Ensino por extensão, já que seus serviços passam a ser 100% integrados ao SUS.

Qual a sua abrangência?
“Os campos de prática de ensino e de pesquisa em saúde abrangem todos os espaços de produção das ações e serviços de saúde, da promoção junto à coletividade ao atendimento nas unidades ambulatoriais e hospitalares”. (Portaria GM/MS n° 1.702/2004 ) A abrangência dos Hospitais de Ensino envolve todas as instâncias de assistência à saúde do SUS de forma articulada e integrada, onde atua como polo importante de formação de profissionais para a saúde.

O que é internato do Curso de Medicina?
O internato hospitalar corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em medicina (em geral os últimos dois anos), no qual o aluno tem um estágio automático em um ou vários hospitais, no qual acompanha as disciplinas básicas na medicina: Saúde Coletiva, Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obtestrícia e Cirurgia Geral.

Classificado estagiário padrão, o acadêmico de medicina está sob supervisão direta do médico responsável pelo serviço (staff), mas com contato mais próximo dos residentes (em especial os R1). Classicamente, tem como atribuições serviços menos especializados e mais “braçais”, sendo este estágio supervisionado sua oportunidade de iniciar a prática de tomada de decisões clínicas e aquisição de destreza em procedimentos médicos.
A carga horária mínima do estágio curricular deverá atingir 35% da carga horária total do Curso de Graduação em Medicina devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. No máximo 20% desta carga horária poderá ser destinada a atividades teóricas, sendo, portanto, a característica principal dessa etapa do curso de graduação a atividade prática.

O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina poderá autorizar, no máximo 25% da carga horária total estabelecida para este estágio, a realização de treinamento supervisionado fora da unidade federativa, preferencialmente nos serviços do Sistema Único de Saúde, bem como em Instituição conveniada que mantenha programas de Residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou outros programas de qualidade equivalente em nível internacional.

Objetivos

  • Consolidar os conhecimentos e habilidades adquiridos pelo aluno nos oito primeiros semestres letivos do Curso de Medicina através da interação do aluno com usuários e profissionais da área de saúde nos diferentes cenários de aprendizagem (Hospital Universitário, Hospitais Públicos e Privados conveniados, Rede Municipal de Saúde).
  • Possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde através do contato com problemas reais, para que o mesmo possa assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção, compatíveis com seu grau de autonomia e estar apto a assumir posições de liderança com compromisso, responsabilidade e habilidade para tomada de decisões .
  • Vincular, através da integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, de acordo com o sistema de saúde do país.
  • Estimular ao aluno tornar-se crítico e responsável pelo processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional

Residência médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

Residência médica no Brasil

A Residência Médica no Brasil constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Foi instituída no Brasil pelo decreto número 80.281,1 de 5 de setembro de 1977.

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, hospital onde são desenvolvidas as atividades do Curso de Medicina,Enfermagem,Nutrição,Fisioterapia,Psicologia e Odontologia da Universidade Nove de Julho é certificado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino de acordo com a Portaria Interministerial nº 2.400/MEC/MS, de 2 de outubro de 2007, que estabelece os critérios obrigatórios para a certificação como Hospitais de Ensino das instituições hospitalares que servem de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde, sejam Hospitais Gerais e, ou Especializados, vinculados a Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou, ainda, formalmente conveniados com Instituição de Ensino Superior e a Portaria Interministerial nº 2.758/MEC/MS, de 23 de novembro de 2011, que constitui a Comissão de Certificação dos Hospitais de Ensino e o Grupo de Técnicos Certificadores