Ortopedia e Traumatologia do CHM na Pandemia do COVID-19

Ortopedia e Traumatologia do CHM na Pandemia do COVID-19
“Desde meados de março de 2020, o mundo convive com um experimento social inédito e preocupante, uma pandemia causada por vírus de possível origem asiática oriundo, com alta probabilidade, em um mercado de pouca higiene, para os padrões internacionais de trocas do mundo ocidental. A alta letalidade em grupos de risco e vulneráveis, com longos e pesados tempos de permanências, sob cuidados ventilatórios, em UTIs, e evidentes risco de colapso em diversos sistemas nacionais de saúde. Foi gerada uma situação única: suspensão de procedimentos ELETIVOS, principalmente de àqueles de grande porte, em hospitais das redes privadas e públicas.
Apesar de constatar diminuição de acidentes de trânsito, por queda na circulação de carros, acidentes de trânsito ainda tiraram a vida, até o final de março, de mais de dez mil pessoas no país. O serviço de ortopedia e traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui está de portas abertas para estes e outros casos vindos de unidades referenciadas, com uma equipe de plantão completa, além de professores preceptores necessários a um serviço de formação de ortopedistas, com mais de trinta anos de “expertise”.
Na última terça-feira, mais um paradigma foi quebrado pela necessidade de se criar em tempos de crise. O “afastamento social”, terminologia nova nestes tempos de COVID-19, criou um desconforto para debates clínicos ainda relevantes sobre as doenças ortopédicas, traumáticas ou não, mas que continuam acometendo o nosso paciente e na necessidade de continuar a nossa formação médica. Realizou-se a primeira reunião virtual da Ortopedia do Mandaqui com uso de software específico, respeitando todas as atuais recomendações de saúde pública.
Este modelo será ampliado no futuro, inclusive para convidados nacionais e internacionais.
Todas as grandes sociedades/países só criaram, quando tiveram sob si o peso do desconforto.
Por acreditar que as grandes mudanças partem dos “pequenos pelotões” como bem dizia o filósofo Roger Scruton, e de baixo para cima, a atual coordenação vem fazendo o possível para manter a roda girando e atendendo a todos os nossos pacientes com qualidade possível.
Deus abençoe o nosso país, nosso estado, nossa cidade e nossos lares”
CARLOS ANDRADE
COORDENADOR DO SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 2020
CRM 84892 / TEOT”
Carlos A S de Andrade
CRM 84893/TEOT 6580
Ortopedia e Traumatologia