Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui
O serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui é tradicional na formação de especialistas em ortopedia e traumatologia no Estado de São Paulo. Ao longo de seus mais de trinta anos de existência, profissionais como Expedito Bauer, Sergio Mendonça, Kaoru Gushiken, Antonio Carlos, Ulisses dos Santos, Auro Mitsuo, Oswaldo Clinco, José Wilson, Marcus Luzo, Joaquim Maluf, Lúcio Lovisotto, dentre outros, formaram ( e ainda formam! ) várias gerações de ortopedistas, hoje espalhadas por todo o Brasil. Atualmente a equipe de formadores “preceptores” cresceu, quase triplicando: nomes como Danilo Mendes, Carlos Yukio, Nacib Luz, Frederico Neto, Fabrício Bressan, Carlos Andrade, Rodrigo Gebara, Ronei Bouchardt, Alexandre Penna, Ellen Goiano ajudaram na parceria de renovar e trocar conhecimentos, tradução maior de uma instituição de ensino.
Ao final de 3(três) anos de sua formação dentro da unidade hospitalar, todos os médicos aptos devem prestar a prova de título que está dentre as mais “temidas” do país: o “TEOT”, Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia. É com imensa satisfação e sensação de dever cumprido que a coordenação da Ortopedia e Traumatologia em 2019 informa que neste ano, apesar da reprovação nacional – imensamente sentida por este serviço – de mais de 40% daqueles jovens médicos que prestaram a prova em 2019, o Mandaqui foi 100 %. Mais um ano sem reprovações o credenciam na melhor formação em atender usuários do sistema público de saúde no Estado de São Paulo.
Parabenizamos os amigos e familiares em conjunto, pela parceria e entendimento da vida de doação destes jovens. Eles são o orgulho, e foco, daqueles assustados novos médicos residentes que, agora em 2019 iniciam, ou finalizam, o mesmo sonho:
DANTE BRANDÃO SILVA
LUCAS HONÓRIO
FELIPE ALENCAR
LEONARDO COELHO
MATHEUS BATISTA
ANÍSIO NETO
Obrigado pela troca de experiências ao longo destes anos e sucesso nas escolhas da vida.
Carlos A S de Andrade
Coordenação Ortopedia e Traumatologia Conjunto Hospitalar do Mandaqui – São Paulo