Hospital do Mandaqui abre o primeiro Centro de Nebulização em São Paulo

    

 

Iniciativa é voltada para o tratamento de crianças com asma e deve beneficiar cerca de 24 mil pacientes por ano

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, referência no atendimento pediátrico na Zona Norte de São Paulo, abriu no dia 10 de novembro, o Centro de Nebulização, espaço implementado dentro do hospital que visa aprimorar o tratamento de crianças com doenças respiratórias. Com a iniciativa, a capacidade de atendimento desses pacientes deve saltar de dez mil para vinte e quatro mil pacientes por ano.

O projeto consiste na transformação e ampliação do espaço dedicado ao tratamento com nebulizadores no pronto-socorro infantil do hospital, contribuindo para a otimização do atendimento desses pacientes. “Com a abertura do novo espaço e ampliação da capacidade poderemos atender uma demanda maior e oferecer o melhor para nossos pacientes em qualidade e acolhimento. Para isso, contamos com a doação dos equipamentos e a adequação do espaço com o suporte da AstraZeneca”, explica a Dra. Magali Vicente Proença, diretora do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

A escolha do local se deu por conta do atendimento infantil ser um dos pontos fortes do hospital: quatro mil crianças são atendidas em média por mês somente no pronto-socorro infantil, sendo que 69% das internações foram causadas por doenças respiratórias de janeiro a agosto de 2017, a maioria (36%) crianças de um mês a dois anos de idade.

“Essa ação vem em momento oportuno, uma vez que a demanda das doenças respiratórias tem um aumento no período de sazonalidade, que se inicia a partir de março”, completa a Diretora do Conjunto Hospitalar.

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças, e consiste em uma inflamação das vias aéreas ou dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Tem entre os principais sintomas a falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou peito pesado, tosse e chiado no peito. No Brasil, a doença acomete cerca de 20 milhões de pessoas, segundo dados da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia)¹.

Segundo dados do DATASUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, o número de internações por asma no Brasil caiu 49% na última década, no entanto a doença ainda é a terceira principal causa de hospitalizações pelo SUS, com uma média de 350 mil internações por ano¹.

Referências:

¹https://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-asma/