Entrega dos certificados aos concluintes do curso de Biofotônica
Em Fevereiro de 2017 foi elaborado o Projeto “UTILIZAÇÃO DA LUZ EM PROL DA SAÚDE NO CHM”, visando a Implantação do Núcleo de Biofotônica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui”. Para tanto, contou com a parceria dos professores da Biofotônia da UNINOVE , com o objetivo de institucionalizar estratégias efetivas, científicas e tecnológicas, e métodos terapêuticos para redução dos agravos, custos, morbidade e mortalidade provenientes da ocorrência de problemas de saúde dos usuários desse serviço de saúde.
A utilização de técnicas não farmacológicas, por meio dos efeitos e mecanismos de ação das diferentes fontes de luz (laser, LED e outras), são altamente eficientes e seletivas, com resultados sem danos colaterais, em diversas doenças, alterações funcionais e estéticas, com aplicações clínicas e biológicas.
A Biofotônica pode ser utilizada nas várias áreas da saúde e visa contribuir na evolução das lesões, na restauração das funções motoras e respiratórias e prevenção de sequelas, com consequente diminuição da hospitalização dos pacientes e dos custos hospitalares.
O Projeto contou com as etapas:
– Capacitação dos profissionais da equipe de saúde do hospital em Laserterapia por meio de curso específico, ministrado pela UNINOVE, de março à junho/2017, com carga horária de 60 (sessenta) horas, capacitando 51 (cinquenta e um) profissionais do hospital;
– Aquisição de 07 (sete) equipamentos de Laser/LED;
– Elaboração de protocolos institucionais já em andamento, para aplicação da terapia.
A gestão em saúde deve utilizar os recursos em saúde a partir das necessidades da população, devendo assegurar sua disponibilidade de acordo com a exata e singular necessidade, objetivando evitar desperdícios e ausências de recursos.
Teresa Cristina Loesch
GEP -CHM